Dicas

O encantamento de nossos clientes, além de ser um dos nossos princípios, é, também, o que nos motiva a buscar novas soluções para tornar nossos serviços ainda mais amplos, cada vez mais eficientes ao otimizar os resultados de nossos clientes.

Abaixo disponibilizamos algumas dicas para você obter melhor desempenho com seu veículo. Clique e confira:

1Motores Total Flex

  • Sete em cada dez automóveis vendidos nas concessionárias brasileiras têm motor 1.0. O reinado do carro popular ainda é absoluto, mas um concorrente de peso começa a ganhar a preferência dos consumidores: os veículos flex fuel, aqueles capazes de rodar com álcool, gasolina ou uma mistura dos dois, cujas vendas dispararam em 2004. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), dos 420.600 carros novos que chegaram às ruas brasileiras nos primeiros quatro meses deste ano, 71 200 são bicombustíveis – ou 17% do total. Dos 11 287 Fox, da Volkswagen, vendidos de janeiro a abril, só 31 são do sistema tradicional, a gasolina. No ano passado, o modelo 1.0 do Palio, da Fiat, correspondia a 90% das vendas de todos os Palio. Hoje, de cada dez Palio vendidos, três trazem o novo 1.3 Flex. O padrão se repete na GM: 17% de todos os Corsa vendidos são do modelo Flexpower com motor 1.8.
  • Escolher à vontade o combustível que será colocado no tanque é um atrativo e tanto para quem vai comprar um carro. Com o preço do álcool em média 45% mais baixo que o da gasolina, a conta sai mais barata. Se o álcool começar a faltar nos postos – a maior preocupação de todo dono de carro a álcool –, é só completar com gasolina. E vice-versa. A comodidade não custa mais caro, pois o preço do carro é o mesmo de seu similar convencional. A Volks oferece a opção flex fuel em vários modelos – o Gol, a Parati e a Saveiro, além do Fox, é claro – que também podem ser comprados a gasolina. “Nos próximos dois a três anos, toda a frota da Volks será Totalflex”, diz Paulo Sérgio Kakinoff, diretor de vendas e de marketing da empresa. A van Meriva 1.8, a pick-up Montana 1.8, o Zafira 2.0 e o Corsa 1.8 são fabricados pela GM só na versão bicombustível. A Fiat tem outros modelos Flex em sua frota: o Siena 1.3 e 1.8, o Strada 1.8 e a Palio Weekend 1.3 e 1.8.
  • O motor bicombustível é uma solução original para uma excentricidade brasileira, a existência de uma frota movida a álcool. Ainda é cedo, contudo, para saber se vai conquistar o consumidor nacional. A tecnologia flex fuel (combustível flexível, em inglês) foi desenvolvida pela Bosch e pela Magneti Marelli, fabricantes de injeção eletrônica, em parceria com as montadoras. Consiste basicamente em sensores instalados nos tanques, capazes de identificar o combustível e repassar a informação para a injeção do carro, que se adapta para funcionar com a combinação. Um motor a gasolina ou a álcool é regulado de forma a aproveitar ao máximo a queima do combustível. Quando precisa queimar álcool e gasolina – ou os dois juntos em proporções aleatórias –, a regulagem é intermediária, não atingindo rendimento máximo. O resultado é alguma perda de potência, mas as fábricas já trataram de evitá-la fazendo ajustes no motor.

2Economia de Combustível

  • Na partida, não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do motor nos primeiros metros.
  • No trânsito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem, no entanto, forçar o motor e deixá-lo dar trancos. Ande em velocidade regular, sem grandes freadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível). Em alta velocidade (em alguns motores entre 100 e 130km/h) o consumo aumenta 25%.
  • É fundamental verificar pelo menos uma vez por ano os elementos essenciais, afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc.
  • Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível.
  • Se os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (além dos pneus) 5% do combustível. Se as rodas estiverem fora de alinhamento, você estará perdendo (além dos pneus) pelo menos 2% do combustível.
  • Obs: arrancadas fortes e grandes freadas: fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freada, é o mais puro desperdício de combustível.

3Pneus

  • Para conseguir uma boa performance dos pneus é necessário observar frequentemente (pelo menos uma vez ao mês) e sistematicamente antes de longas viagens sem esquecer o pneu reserva, se a calibragem está correta. Estas verificações devem ser feitas com os pneus frios porque a pressão aumenta com a rodagem.
  • Fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000km.
  • O desgaste nas bordas pode ser causado por falta de pressão ou a calibragem está abaixo da pressão recomendada pelo fabricante ou desalinhamento. Solução: Calibragem correta.
  • O desgaste no centro geralmente indica que o pneu esta super cheio. A calibragem esta acima da recomendada pelo fabricante. Às vezes as pessoas desconfiam que um pneu esta vazando um pouquinho e para compensar aumentam a calibragem, o que é muito ruim. Solução: Calibragem correta.
  • As vibrações (chime) que são sentidas no volante acima de uma determinada velocidade requerem atenção. Além de muito perigoso, acontece por falta de balanceamento ou outro problema que leva a roda a trabalhar de maneira desigual. Além de acabar deformando definitivamente os pneus, leva a perda de controle do veiculo e outros prejuízos na suspensão. Solução: balanceamento e exame dos componentes da roda.

4Bateria

  • Se você vai deixar seu carro parado por mais de um mês é aconselhável desligar os dois cabos da bateria.
  • Não desligar os terminais com o motor funcionando.
  • Não recarregar a bateria sem desligar os terminais.
  • Carregar a bateria com um carregador.
  • Desligar a bateria começando pelo terminal (-).
  • Ao voltar a ligar começar pelo terminal (+).
  • Verificar que os terminais da bateria e as respectivas braçadeiras estão limpos. Se estiverem com uma massa branca ou esverdeada, é importante limpá-los.
  • A alimentação elétrica permanente é necessária para abastecer os sistemas eletrônicos. Depois de ter desligado e religado a bateria, ligue a chave e espere 15/20 segundos antes de virar o motor de arranque.

5Lavagem do Veículo

Importante

  • Eliminar o mais rapidamente possível excrementos de aves, insetos, manchas de piche, e de gordura, pois tudo isto contem substâncias que provocam grandes danos à pintura.

O que não se deve fazer:

  • Limpar a carroceria a seco.
  • Usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico.
  • Raspar as manchas de piche, insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura.
  • Lavar a carroceria quente ou ao sol.
  • Limpar os faróis com panos secos, abrasivos, produtos detergentes ou solventes.
  • Deixar acumular sujeira na carroceria.
  • Andar frequentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos pára-lamas.
  • As peças em plástico não deverão ser polidas.
  • Usar produtos que contenham silicones.

10Calibragem dos Pneus

A pressão incorreta dos pneus é uma das causas mais comuns de alto consumo de combustível, e muitas vezes o dono do carro desconhece a necessidade deste cuidado, então vamos saber agora o que a pressão de ar inadequada nos pneus pode causar. O consumo de combustível foi citado por que é aquele fator que mais causa impacto no motorista, mas  há outros fatores mais importantes que consumo, e que também são prejudicados com o uso da pressão fora do especificado.

Quando o pneu trabalha com pressão baixa pressão, ele terá um acentuado desgaste das laterais da banda de rolagem e do “ombro” do pneu, superaquecimento e redução considerável de sua durabilidade, além do maior esforço dos componentes do sistema de direção e do maior consumo de combustível, pois a resistência a rolagem do pneu aumentará consideravelmente. Como o pneus estará mais macio, ele ira prejudicar a estabilidade, torna-se vulnerável aos buracos e qualquer outro obstáculo. Em dias de chuva, por estar mole, os sulcos da banda de rolagem se fecham prejudicando o escoamento da água pelos mesmo e aumentando as chances de aquaplanagem.

A alta pressão em excesso nos pneumáticos também gera desgaste precoce, seu maior sintoma é o desgaste excessivo bem no meio da banda de rolagem, sua durabilidade é reduzida e o pneu fica muito vulnerável a cortes e pancadas, além de transmitir com maior intensidade a vibração das irregularidades do solo, afetando diretamente o conforto ao rodar.

Para saber a pressão dos pneus de seu veículo, consulte o manual do proprietário ou verifique em pontos estratégicos do veículo a presença do adesivo com a indicação das pressões dos pneus.
Exemplos de pontos estratégicos: Portinhola da tampa do reservatório de combustível e na lateral da porta

Nota: Evite calibrar os pneus depois de já ter rodado bastante com ele, pois a rodagem aumenta sua temperatura, e logo a sua pressão também, tornando a indicação do calibrador incorreta em cerca de 4 psi(pounds square inches – libras por polegada quadrada.). Calibre o pneus sempre antes de sair com o carro, vá ao posto mais próximo ou borracharia.

Não esqueça do estepe, ele também perde pressão, embora ele seja pouco usado. Sempre calibre o estepe com cerca de 5 psi acima da maior pressão indicada, compensando as perdas que ele sofre devido ao tempo sem uso.

6Mitos sobre Óleo

QUANDO EU DEVO COMPLETAR O NÍVEL DE ÓLEO?
Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido ás folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, devemos ir completando o nível.

ESCUTO DIZER QUE ÓLEO BOM É AQUELE QUE NÃO BAIXA O NÍVEL E NÃO PRECISA DE REPOSIÇÃO, ISTO É VERDADE?
Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio litro de óleo a cada mil quilômetros rodados com o carro de passeio, mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor, de acordo com o projeto. É bom ressaltar que carro novo consome óleo.

O ÓLEO MAIS ESCURO É TAMBÉM MAIS GROSSO?
Este é outro conceito errado. O óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.

É VERDADE QUE O MOTOR DEVE ESTAR QUENTE NA HORA DA TROCA DE ÓLEO?
Sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer.

QUANTO TEMPO DEVO ESPERAR PARA MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO?
É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque neste tempo o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume de óleo.

POSSO MISTURAR PRODUTOS DE MARCAS DIFERENTES?
Em princípio os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que, se tome cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE. No entanto, a melhor alternativa ainda é evitar estas misturas, sempre que possível, de forma a permitir o melhor desempenho do óleo utilizado.

8Amortecedores

O amortecedor é um dos componentes mais importantes da suspensão de um carro, é ele que assegura a estabilidade em freadas e curvas. Trabalha em conjunto com as molas controlando seus movimentos, para que a carroceria não fique oscilando e a mola não chegue ao final de seu curso. Esse componente fundamental para sua segurança da sinais quando chega o momento certo para troca-lo, e para saber esse momento você deve prestar atenção no comportamento do seu veículo, então vamos aos sintomas.

  • Vazamento: O vazamento do fluído contido no amortecedor faz com que ele perca totalmente o seu funcionamento. É facilmente diagnosticado, pois o óleo vaza e escorre pelo o amortecedor.
  • Estabilidade: Se você nota que seu veículo se comporta de forma diferente, como por exemplo, nas curvas parece escorregar e ter a tendência a passar direto fazendo você reduzir a velocidade ou freiar(sair de frente, para os mais técnicos Understeering.), ou pior, tem a tendência a rodar, a traseira derrapa fazendo você corrigir a direção(sair de traseira, Oversteering.) é sinal de que os amortecedores não estão mais agindo como deveria, se esse comportamento está freqüente, é por que eles já não estão mais funcionando.
  • Barulhos e vibrações: Fácil de notar, dirigindo por ruas e estradas esburacadas ou irregulares você além de sentir maior vibração do carro, notará também um barulho seco de algo batendo. O amortecedor não está mais controlando os movimentos da suspensão e está batendo no final de seu curso, neste momento apenas as molas atuam.
  • Roda quicando: Esse sintoma é simplesmente descarado, eu até brinco quando estou na rua por que sempre vejo carros com amortecedores vencidos. É simples, quando o veículo passa por irregularidades a roda devido a ausência do amortecedor fica “quicando”, ela sobe e desce muito rápido, é bem fácil pois chama atenção ao ver a roda vibrar. Peça para um conhecido seu acompanha-lo e prestar atenção nas rodas durante passagens irregulares. A vida útil de um amortecedor é muito variável, depende das condições em que o veículo trafega e também de sua solicitação de carga, por exemplo, se você anda freqüentemente com o veículo carregado, o amortecedor brevemente irá deixar de funcionar. As montadoras estabelecem alguns prazos, números como 30.000 e 60.000 quilômetros são comuns, mas como foi dito acima, esse número pode variar.
  • Dica: Para saber se seu amortecedor já está “morto”,  posicione-se em um ponto do veículo mais próximo dele e comece a empurra-lo para baixo, o amortecedor em bom estado logo no segundo empurrão irá se opor ao movimento. Já o amortecedor em fim de vida você facilmente empurrará o veículo várias vezes, além da carroceria do veículo continuar oscilando mesmo você não empurrando mais.

Agora você já sabe, faça sempre a troca preventiva de seus amortecedores assim que os sintomas acima aparecerem, não por apenas questão de economia e sim, por segurança.

9Aditivo para Radiador

Adicionado a água destilada nas devidas proporções forma o líquido de arrefecimento. Ele altera as propriedades fundamentais da água para que o líquido desempenhe as necessidades do sistema. Mas quais são essas necessidades? Suportar altas temperaturas sem evaporar, suportar baixas temperaturas sem congelar, impedir que a corrosão ataque as peças em contato com o líquido e evitar acúmulo de incrustações que podem vir a entupir o sistema causando o superaquecimento.

Composto de etilenoglicol ou propilenoglicol o líquido de arrefecimento possui prazo para troca de um ano dependendo da marca do veículo. Esse prazo é estipulado pelo fato do aditivo ter ação detergente para impedir o acúmulo de sujeira, logo essa sujeira é arrastada pelo líquido e mantida em suspensão, por isso muitas vezes o aditivo perde a sua coloração.

O líquido de arrefecimento circula sob pressão da bomba de água pelo bloco do motor trocando de calor com as camisas(cilindros.) e circulando por mangueiras que o conduzem ao radiador, onde novamente o líquido de arrefecimento trocará de calor, só que desta vez com o ar e então retornando ao bloco do motor. Atente a indicação do fabricante quanto a sua proporção, use sempre o indicado no manual do proprietário do veículo, muito a mais ou muito a menos pode prejudicar o motor, pois a água e o aditivo possuem cada um o próprio ph, e ao combina-los forma o líquido de arrefecimento com ph neutro. Se um desses componentes estiver em maior quantidade, ou seja, o fluído se tornará ácido ou básico irá atacar o motor causando corrosão.

Nota: Nunca complete o nível do líquido até a boca do reservatório, complete até a indicação do fabricante no reservatório. O nível do líquido não é para baixar, se você percebe que o nível diminui discretamente é por que o sistema possui algum vazamento que não está sendo notado.

7Saiba Mais

  • Antes de sair, verifique as condições do carro. Uma boa revisão garante maior segurança para o motorista e ocupantes do veículo. Observe os documentos, extintor (se não está vencido), triângulo, buzina, freios, faróis, pisca-pisca, luzes de placa e posição, combustível, nível do óleo, água do radiador e bateria e ajuste os cintos de segurança.Você pode se livrar de pesadas multas, perder pontos, transtornos e riscos de acidentes.
  • Quem dirige não pode fumar ou usar o celular porque é proibido dirigir com uma só mão.
  • Não ultrapasse a velocidade máxima permitida e sempre circule pela direita da via, deixando a faixa esquerda para ultrapassagem.
  • Em situações de chuva, neblina e cerração, redobre sua atenção!
  • Verifique sempre, antes de sair, se os passageiros estão usando o cinto de segurança.
  • O uso de cinto de segurança é obrigatório não só nas estradas, mas, também dentro da cidade e para todos os ocupantes do veículo.
  • Não viaje a noite com os vidros de seu veículo totalmente fechados.
  • Nunca dirija cansado, com sono e muito menos depois de beber.
  • Respeite o ciclista e o motociclista. Lembre-se que o veículo menor sempre tem a preferência.
  • Tenha cuidado com as armadilhas de assaltantes. Se observar algo estranho nas rodovias como pessoas mal intencionadas, avise ao primeiro posto policial que avistar.
  • O carro bateu? Capotou? O seguro declarou que a perda foi total? O carro não pode ser mais consertado e não poderá ter o chassi reaproveitado.
  • Não deixe viajar em seu veículo mais pessoas que o que consta no documento.
  • Mantenha distância segura do veículo que vai a sua frente, evitando freadas bruscas. Pare gradativamente.
  • Seja rígido com seus ocupantes. Não deixe jogar pelas janelas latas de bebidas, garrafas, papéis e lixo.
  • Somente a via original da Carteira Nacional de Habilitação e da permissão para dirigir é que terão validade para a condução do veículo. Quem tem o hábito de carregar cópias autenticadas deve abandonar este costume.
  • Não dirija embriagado. Além de causar acidentes, você obterá uma infração gravíssima, estando sujeito a multas e pena de detenção de seis meses a três anos.
  • Fique atento à conservação de seu carro. Dirigir veículo em mau estado de conservação dá multa e perde pontos.
  • Nunca dirija com o braço de fora.
  • Qualquer alteração nas características do carro só poderá ser feita com autorização do Detran.
  • Não dirija com calçado que não se firme nos pés. Ex: sandália.
  • Na faixa, dê sempre preferência ao pedestre. Tenha cuidado especial com crianças, pessoas idosas e portadores de necessidades especiais, pois muitas vezes eles não estão em condições de avaliar e superar os perigos no trânsito.
  • Observe, pelo seu documento, se o exame de saúde não está vencido.
  • As velocidades aumentaram, mas é preciso prestar muita atenção. Se tiver uma placa, fica valendo a velocidade que a mesma indicar.