Responsabilidade Social

Apesar dos conflitos da vida moderna, o jovem precisa ter oportunidades, o velho descansar e a sociedade se mobilizar para preservar o meio-ambiente e caminhar à passos largos no que se refere a inclusão social.

A mais de 30 anos no mercado de combustíveis em Guaxupé (MG), o São Paulo Minas construiu sua história concentrando seus esforços na valorização do homem e o meio em que vive, principalmente por acreditar que o mundo pode ser um lugar melhor.

Para o São Paulo Minas, contribuir para a inclusão social e conservação do meio ambiente não é apenas um desafio, é um objetivo. Esta premissa criou em nós a consciência necessária para dispor de recursos, boa vontade e nos tornou atuantes.

A participação em projetos sociais nos evidencia que podemos fazer a diferença ao descruzar os braços. Desta forma, o São Paulo Minas concentra seus esforços em duas linhas de atuação:

luzdavida

Luz da Vida

Uma sociedade mais humana, justa, com oportunidades e comprometida com as questões sociais, só é possível com a mobilização da comunidade.

Desde outubro de 2003 o São Paulo Minas apóia e participa das atividades realizadas pela Associação do Voluntariado de Guaxupé no Combate ao Câncer – Luz da Vida, porque temos um propósito: acreditamos na inclusão social.

A iniciativa de ser solidário também pode ser sua. Aquelas roupas que você não usa (novas ou semi-novas) podem ser doadas para uso dos pacientes, comercializadas no brechó da instituição ou ainda na feira da pechincha. Prendas serão usadas em chás beneficentes e caixas de leite na alimentação dos internos. Dedicar seu tempo será um show de solidariedade. Ao doar sua energia, sua boa vontade em ajudar e sua criatividade, você poderá dar um “novo sentido” à sua vida, conhecer pessoas diferentes, aprender coisas novas e ainda se orgulhar por ser útil.

Sua participação fará a diferença para 88 pacientes, portadores de câncer e de necessidades especiais.

Faça sua doação em qualquer valor através de nossa conta corrente:
Caixa Econômica Federal - 104
Agência: 0117
Conta Corrente: 013 – 76097-6

responsabilidadeambiental

Responsabilidade Ambiental

São Paulo Minas: O primeiro Posto com licença ambiental em Guaxupé

A complexa legislação ambiental específica para postos de combustíveis prevê um conjunto de normas e certidões obtidas através da criação de um Plano de Controle Ambiental, de forma a atender os diversos órgãos envolvidos. A elaboração do plano exige uma consultoria ambiental especializada, pois, de posse destas certificações, é preciso cumprir outras exigências para validação da licença de operação.

O SÃO PAULO MINAS se adequa às normas ambientais. Possui licença de operação da FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente, de acordo com a resolução nº 273/2000, implantou a Caixa Separadora de Água e Óleo (CSAO) e, para evitar vazamentos de óleo diesel, possui  sumps instalados, atendendo à norma 13/95, do COPAM – Conselho Estadual de Política Ambiental. Válvulas de retenção (uma para cada tanque de combustível) absorvem os gases tóxicos que iriam para a atmosfera. Por utilizar água do seu próprio poço, recebeu outorga junto ao IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas. Possui também unidade com reuso da água, evitando o desperdício e contribuindo com nosso meio ambiente.

Em dia com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, em sua NBR 10.004, e com a resolução Conama 9/93, em relação ao destino de resíduos oleosos, no Posto São Paulo Minas, todo o óleo lubrificante usado, assim como embalagens plásticas, filtros de ar, entre outros detritos oleosos, são comercializados para reutilização. O mais recente subproduto é proveniente da Caixa Separadora de Água e Óleo. O líquido da lavagem de veículos, de caminhões e das áreas de abastecimento e troca de óleo cai em canaletas, e depois vai para a CSAO. Um separador de água e areia faz com que a parte sólida do resíduo fique no fundo. O efluente oleoso sofre a força da gravidade, e o óleo se mantém retido. No final do processo, a água sai limpa. E o óleo retido, que contaminaria o meio ambiente, se torna produto comercializável.

A manutenção de todos esses procedimentos é constantemente vistoriada. Periodicamente, amostras da água da CSAO são encaminhadas para análise em laboratório, e o resultado é enviado ao FEAM. Este órgão também realiza testes de “passivo ambiental” para verificar se há algum problema de contaminação no solo. Da mesma forma, os certificados expedidos pelo INMETRO e a pesquisa junto à ANP – Agência Nacional de Petróleo são periódicos.

Quanto às normas de segurança, o São Paulo Minas desenvolve um programa de treinamento do SASC - Serviço de Armazenamento de Combustível Subterrâneo, capacitando sua equipe para atuar de forma rápida e eficiente em casos de eventuais vazamentos de combustível, o que poderia contaminar o solo e as imediações da empresa. Além disso, seus profissionais estão preparados para quaisquer ações preventivas e/ou corretivas em caso de incêndio. O atestado atualizado de vistoria do Corpo de Bombeiros reforça as medidas de segurança local.

Ao tomar providências para a conservação do meio-ambiente como tratar adequadamente sua água, o que impede a contaminação pluvial, reter a emissão de gases tóxicos na atmosfera e efetuar a manutenção de seu projeto de paisagismo, o São Paulo Minas assume sua responsabilidade ambiental e se consolida como uma empresa “ecologicamente correta”.